Estaleiro Brasa 1O IBGE acaba de divulgar na manhã desta quinta-feira (17) números que indicam  a subutilização da força de trabalho no país, e inclui desempregados, pessoas em condições de trabalhar, e trabalhadores com pouca atividade. São informações estarrecedoras: o número  trabalhadores subutilizados foi de 26,3 milhões no trimestre encerrado em junho. No trimestre anterior, o montante era de 26,5 milhões. As informações são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira. O dado inclui desempregados, pessoas em condição de trabalhar e empregados que trabalharam menos horas do que poderiam.

A coisa é mais estarrecedora ainda que, com a concordância do governo federal, que aceitou a pressão do IBP, que representa as petroleiras e  liderada pela própria Petrobrás e a política defendida pelo seu presidente, Pedro Parente, com a quebra do conteúdo nacional. E mais: mesmo tendo ouvido a voz de cem por cento da indústria brasileira em audiência pública, a Agência Nacional do Petróleo que, em tese, deveria ter um posicionamento regulador e isento, claramente defende os pleitos das empresas internacionais e da Petrobrás. Seu presidente, Décio Oddone, foi colocado ali por influência do IBP. Agora, a ANP decidiu prorrogar até 18 de fevereiro o prazo da Consulta Pública, que tem como objetivo recolher subsídios para a edição da resolução que disciplinará os critérios aplicáveis aos pedidos de isenção de cumprimento da obrigação de Conteúdo Local, de ajuste e de transferência de excedente, além de trazer a possibilidade de aditamento dos contratos pelas regras mais recentes.

A Audiência Pública, que seria realizada no dia 1º de setembro, foi transferida para 3 de outubro. Mesmo olhando de frente para 14 milhões de desempregados e as consequências que isso leva às famílias  e agora com estes dados de subutilização da mão de obra, o que sensibilizaria as pessoas que ainda insistem em levar as obras para o exterior?

Fonte: IBGE DIVULGA RECORDE DE DESEMPREGADOS E SUBUTILIZADOS E A ANP ADIA PARA OUTUBRO AUDIÊNCIA SOBRE CONTEÚDO LOCAL | PetroNotícias

IBGE divulga recorde de desempregados e subutilizados e a ANP adia para outubro audiência sobre conteúdo local
Share
Classificado como:            

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *