No âmbito do FCP&G, foram estabelecidos grupos de trabalho temáticos para dar materialidade às diretrizes indutoras para o desenvolvimento do setor. Foram criados seis GTs responsáveis pelo desdobramento dos Programas Estruturantes do FCP&G. São eles:
GT D01 – Geração de Oportunidades e Atração de Investimentos
Garantir a participação do ES nos eventos e fóruns de interesse do setor de forma articulada e planejada com foco em resultados. Possui os seguintes objetivos:
- Identificar os eventos de interesse do setor;
- Criar formas de participação qualificada das empresas e organizar calendário a ser controlado e divulgado pelo fórum;
- Planejar a participação das instituições e empresas, público alvo do evento;
- Avaliar os resultados da participação e buscar melhorias.
GT D02 – Promoção de Parcerias Estratégicas para o desenvolvimento tecnológico e de negócios.
Estruturar e propor ações (estudos, sensibilizações, capacitações, apoio para formação e consultorias) para ampliação da prática de parcerias entre empresas do setor de petróleo e gás do ES.
GT D03 – Polo de Inovação em Petróleo e Gás do ES.
Promover a inserção competitiva de empresas nacionais nos encadeamentos produtivos do setor de petróleo, gás natural, energia e construção naval por meio da pesquisa, desenvolvimento e inovação em processos, produtos e serviços com conteúdo local e nacional.
GT D04 – Atendimento às Demandas Tecnológicas de Operadoras e Grandes Empresas.
Ampliar a geração de negócios para as empresas capixabas por meio da participação das empresas operadoras e grandes fornecedores nas ações de desenvolvimento tecnológico e inovação.
GT D05 – Observatório Regional do Mercado para o Desenvolvimento e a Qualificação Profissional.
O observatório regional do mercado para o desenvolvimento e a qualificação profissional. possui a missão de acompanhar as ações de capacitação e formação existentes, identificar novas demandas e propor novas ações de acreditação, qualificação e certificação de empresas e pessoas
GTD06 – Conexão Tecnológica
Mapear as oportunidades de conexão entre a demanda de bens e serviços das operadoras de petróleo e gás e suas principais contratadas e a oferta existente e potencial das empresas localizadas no Espírito Santo.
A estrutura organizacional por programa pode ser visualizada abaixo:
