Para orientar a definição de ações do FCP&G, o Comitê Estratégico estabeleceu diretrizes norteadoras pautadas nas necessidades de desenvolvimento e nas características econômicas específicas do setor de petróleo no Espírito Santo. As diretrizes foram fundamentadas na evidência de que no estado existem lacunas para o desenvolvimento do setor de petróleo circunscritas a questões tecnológicas, de qualificação de mão obra, de capacidade de atração de novos investimentos e de maturidade empresarial para aproveitamento das oportunidades geradas pelas atividades de exploração e produção.
A necessidade de ampliar a divulgação da imagem do estado como o segundo maior produtor de petróleo do país, assim como as diversas vantagens comparativas para a instalação no Espírito Santo de empresas do setor, é fundamental para o crescimento de sua participação nos resultados nacionais. Reafirma-se assim, a importância de articular as ações das diversas entidades para elevar a eficiência dos esforços de divulgação do estado e para estimular a criação de um ambiente que promova a elevação da competitividade das empresas locais e gere oportunidades de negócios no setor. O FCP&G, no formato proposto, terá a força necessária para atração organizada de indústrias internacionais e de instituições nacionais líderes, além de cooperar para geração de maiores oportunidades para as empresas.
A complexidade do setor de petróleo, com sua intrincada cadeia produtiva, ao mesmo tempo em que é fonte inesgotável de oportunidades de crescimento das economias locais, exige das empresas e das pessoas que desejam operar neste segmento um elevado nível de competência técnica e de gestão. O desenvolvimento de tais competências requer um esforço permanente de consolidação de um ambiente com grande dinamismo para apoiar o aperfeiçoamento tecnológico das empresas e a qualificação de trabalhadores. No Espírito Santo, não se verifica ainda, a plena conformação dessa ambiência de estímulos à adequação produtiva e à inovação, nas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o setor de petróleo.
Para fomentar iniciativas de criação de programas e projetos estruturantes, que venham a preencher as lacunas observadas, foram definidos quatro eixos de atuação, ou estratégias indutoras, para o desenvolvimento do setor, pelos quais o FCP&G deverá direcionar as suas ações, a saber:
- Fortalecimento da imagem do ES para atração de investimentos
- Desenvolvimento de novos produtos e serviços.
- Geração de oportunidades para as empresas locais.
- Capacitação e qualificação de pessoas e empresas.