O mercado reagiu bem à notícia divulgada pela Petrobrás sobre a contratação de três novos FPSOs em 2018. De acordo com o presidente da estatal, Pedro Parente, uma das concorrências já foi iniciada, visando a contratação de uma unidade para o campo de Búzios.Os outros dois navios serão para o campo de Marlim, na Bacia de Campos, e para o Parque das Baleias, na Bacia do Espírito Santo.
Se os ativos forem construídos no Brasil, pode ser o marco da retomada da cadeia nacional de fornecedores, que há tempos sofre com a estagnação da indústria. Parente afirmou ainda que as novas plataformas farão parte da revisão do Plano de Negócios para o período 2018-2022. A revisão do plano será realizada ainda este ano, segundo o presidente da estatal.
Estimativas que circulam no mercado indicam que cada plataforma será orçada em cerca de US$ 1 bilhão. A Petrobrás também anunciou que os investimentos para 2018 devem ser maiores do que este ano. Aliás, a estatal declarou também que os recursos aplicados em 2017 vão ficar em US$ 16 bilhões – 6% a menos do que o previsto anteriormente.